segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Renasceres


"Qualquer pessoa se mata no dia em que se encontrar." - Maysa

Frase de uma das maiores cantoras e compositoras brasileiras e, à mesma proporção, uma das mais controversas personalidades da vida artística desse país, em matéria assinada por Afrânio Brasil Soares, colaborador de "O Cruzeiro", na virada de 1959 para 1960. Maysa vivia em Paris uma jornada pessoal em busca de auto-conhecimento, que se provava mais uma tentativa vã (felizmente) de auto-destruição. Fase que marcou o primeiro grande renascimento dessa sobrevivente. Maysa tinha talento para cantar, mas especialmente para sobreviver. Estou lendo "Maysa - Só numa multidão de amores", de Lira Neto. Fascinante.


“O verdadeiro lugar de nascimento é aquele em que lançamos pela primeira vez um olhar inteligente sobre nós mesmos.” - Marguerite Yourcenar

"Este foi o cartão de Natal enviado pela juíza Marilena Soares a João Guilherme Estrella em dezembro de 1996. Ele, que na adolescência tinha sido o típico garoto da zona sul carioca, na idade adulta havia se transformado no maior vendedor de drogas do Rio. Preso em 1995 e aguardando julgamento, João já havia percorrido, e ainda percorreria, um longo caminho para, finalmente, entender o que realmente continham aquelas palavras da juíza que era considerada uma das mais rigorosas do País. (...)" - trecho extraído do site http://www.meunomenaoejohnnyfilme.com.br/, que divulga o filme "Meu nome não é Johnny", estrelado por Selton Mello, dirigido por Mauro Lima e escrito por Lima e Mariza Leão, que assisti na semana passada e, detalhes críticos à parte, considero um grande filme.

Maysa em sua passionalidade e Yourcenar acreditando que à luz da razão podemos ser melhores... Essas duas máximas não se excluem, ao que pode parecer à primeira vista. Seja de paixão ou razão, acredito que só quando sabemos quem realmente somos, na incompreensão das forças e na crueza das fraquezas, enfrentando aos poucos o medo de olhar verdadeiramente para dentro, é que morremos um pouco para recomeçar.

João Estrella (não Johnny) ou Maysa, somos todos capazes de operar o milagre da ressurreição.

Nenhum comentário: