domingo, 30 de novembro de 2008

Vida de consumidor não é fácil



Saí hoje de casa com a intenção de realizar alguns planinhos domésticos, como comprar cama nova e trocar o sofá da sala. Toca pro shópis. Bora encarar um domigão pós-primeira-parcela-do-décimo-terceiro. Eita, quanta motivação.
Primeira parada: ETNA. Fucei sozinha a loja toda até achar o sofá dos meus sonhos. Encontrado o dito-cujo e ainda com preço bom, procuro uma vendedora pela eternidade de uns 15 minutos. Acho a Vanderléia, simpaticíssima. Penso: “Agora vai!”. Digo a ela que já escolhi o modelo, só preciso do pedido. Ou seja, ela não me vendeu, mas vai levar comissão mesmo assim, afinal. Quando mostro a peça pra moça, ela me responde, honestamente: “Esse é o sofá que tem a maior saída da loja, portanto, não temos em estoque. Leva 30 dias para entregar.” (concluo que além de ter um gosto igual ao de todo mundo, terei de esperar). Humpf.
Penso (pausa dramática... coloquem uma canção de suspense no BG, por favor)...
Saio ETNA afora para almoçar e pesquisar outras lojas. Os preços não compensam, os sofás são feios (e TODOS os vendedores insistiam em me dizer que tinham pés cromados, sem perguntar se eu achava bonito. Detalhe: ABOMINO!).
Passo, então, pro plano 2, que era comprar uma cama Box. Andei, ouvi preços, peguei informações. E descobri que comprar cama Box é ciência: pillow top, densidade, altura, pés, cabeceiras, king size, queen size (como se fosse eu uma rainha do sono, vejam vocês!), tamanho de gente normal (oras bolas), molas, tipos de molas, espumas, tipos de espumas. E de preços. Acabei nas Casas Bahia mesmo, velha escudeira. Preço razoável, produto na média. A cama chega na sexta. Meno male.
Volto pra ETNA. Como a Vanderléia me disse que 30 dias era o prazo-limite, mas que poderia receber o sofá em menos tempo, me rendo. Decido comprar. Peço a ela pra emitir o pedido. Vejam bem: foi a primeira vez que aceitei pagar à vista para receber a prazo, acreditando que estava fazendo a melhor escolha: a do meu gosto. Já sonhando com a casa nova, com a alegria de ter um sofá de gente pra receber a família e os amigos queridos.
Eis que um fato novo surge: a coitada da Vanderléia simplesmente não consegue emitir o pedido. Aguardo, impaciente, mais uns quinze minutos. Nada. Digo a ela que vou dar uma volta e que retorno breve.
Mergulho na loja, escolho travesseiros novos, outras bobagens. Caio nas armadilhas de sempre. Volto.
“E aí, Vanderléia, posso ir pro caixa?” – digo, ainda crente.
Mau sinal, ela está chamando o gerente. Ele fica vermelho. Começa a ligar para o departamento de sistemas da loja. Mais uma meia hora perdida.
Digo que vou pro mercado, volto já, impaciente. Quarenta minutos depois, estou eu na droga da ETNA de novo, carregada de sacolas. Finalmente, eu e Vanderléia vamos pro caixa concretizar a p***** da compra. Conversamos e esperamos (ficamos amigas, até!). Mas a fila demora demais. Eis que descobrimos que o caixa está com problemas no cadastro de código de barras dos produtos. Dio santo!
Mais meia hora perdida (quem me conhece sabe que eu estava em um dia meio Dalai Lama, porque odeio esperar qualquer coisa por incompetência). Quando finalmente chega a minha vez, simplesmente o sistema ETNA diz “transação incompleta” pro meu cartão. Sucessivas vezes. Fico com dó da Vanderléia. Ela está meio roxa, beirando um enfarto. Chama não-sei-quem, chama não-sei-quem-mais. E eu, que queria comprar um sofá à vista para receber a prazo (analisem!), DESISTO. Pronto. Fui embora ultrajada, desanimada e irritada. Pela Vanderléia, que mesmo não me vendendo, se esforçou a tarde toda pra tirar um mísero pedido (e não vai receber comissão). Pelo moço do caixa, que a essas horas já deve ter entrado em colapso. Por mim, que perdi um dia inteiro no shópis e ao chegar em casa tive de encarar a porcaria do sofá velho. E porque consumidor, neste país, é tratado como besta. #prontofalei
Só me restou reclamar no site da ETNA. E a vontade de mandar a loja à m**** ainda continua aqui, entalada na minha garganta.

8 comentários:

Douglas disse...

Você esqueceu da parte BOAAA! ainda no shopping, encontro os meus amores, DougretZ, Mirelão e BB!
kkkkkkkkkkkkk, Just kiddin'

Balcão de Bar disse...

relaxa fia...

compra um sofazão nas casas bahia que ele vem junto com a cama!!

somos tratados como M****, que isso, impressão sua!! rs

Celise disse...

Na beira da estrada tem um monte de caminhão vendendo sofá a pronta entrega, só que eu acho que todos eles tem pés cromados. kkkk.
Beijokas!

Aline disse...

Ah... que dia mais lindo você teve, companheira! hehehe...
De repente vale mais a pena reformar o sofá velho...

Mara De Santi disse...

Amore, que Odisséia, hein? E pra ajudar devia estar tudo bufando, afinal, "então é Natal".... cruzes!

Nicole Prestes disse...

Foi-se a época que cliente que pagava a vista e em dia era privilegiado!


Beijo Pati!

Anônimo disse...

Nossa, Santa paciência hein. Eu não teria tanto, embora vc teve corte com a tal Vanderléia.
Já passei por alguns perregues desses, mas a minha "Vanderléia" não era nada profissional, simpática e prestativa; são situações que devemos engolir, fazer o que rsrs.

Beijos

Gustavo Maçana disse...

Nossa, Paty...imagino a raiva que vc passou...
O sofá velho daqui de casa passou por uma reforma e ficou um novo perfeito. Aproveita-se a estrutura de madeira e trocam-se a espuma e o tecido! ;)
Dependendo da sua idéia, é uma boa pedida...dá até pra colocar pés cromados, fica bem bonito.