sábado, 27 de outubro de 2007

Para não esquecer

A memória de Nara Leão ganhou um especial na Globo ontem, o "Por toda a minha vida". Acho a iniciativa louvável por parte da emissora, já que biografias televisivas acabam sendo quase que uma exclusividade dos canais pagos.

Importante relembrar grandes nomes, dar voz a artistas importantes que a nova geração certamente desconhece, válido que se faça isso em um horário nobre como a sexta à noite, logo depois do Globo Repórter.
Uma única crítica? A mania global de fazer novelinha... A encenação da vida do artista fica tão fake! Especialmente quando uma mulher da profundidade de Nara Leão é interpretada por uma atriz como Pérola Faria, ainda inexperiente... (15 anos, talvez?!)
De qualquer forma, vale a iniciativa, um bom exercício para recuperar a memória do nosso povo, sempre tão fraca.


Em tempo: Recomendo a leitura de "Quase tudo", a "quase completa" biografia de Danusa Leão, irmã de Nara, grande cronista e dona de uma invejável lista de feitos mundo a fora. Uma vida vivida de verdade, com todas as suas surpresas e dores e alegrias.

2 comentários:

Micael disse...

Pra mim esse estilo novelinha parece uma coisa "Linha Direta". Dá medo!
E pelo jeito o programa faz sucesso... o especial da Elis tá concorrendo o Emmy desse ano.

Eu até que gostei do especial da Elis e do Renato Russo, mas ainda recomendo imensamente os livros "Furacão Elis" e "Renato Russo, o trovador solitário". Conteúdo nota 10 :)

Carol disse...

Tb assisti o especial, mas confesso que gosto, sim, dos especiais no formato "docu-drama", uma mistura de dramatização e documentário. É um jeito de ilustrar, embora nunca fique de fato idêntico a cena que retrata. E tb sou alucinada pelo Linha Direta. Morro de medo, mas adoro!! Chego a gravar se não estou em casa pra assistir, as histórias me fascinam (seria assunto para meu analista??!!)
Ainda sobre Nara Leão, ou melhor, a época dela, recomendo imensamente a biografia da Maysa, do Lira Neto - justamente por quem Ronaldo Bôscoli trocou a então noiva Nara Leão... tb é sensacional