sábado, 3 de maio de 2008

Amor aos pedaços


Quem me conhece sabe que adoro cozinhar... e hoje, assistindo um episódio de Jamie Oliver em Casa me dei conta de que há tempos venho subvertendo a ordem de algumas regras culinárias que aprendi desde criança, observando minha mãe e minha avó fazendo suas saborosas magias na cozinha.
Jamie fatia tudo grosseiramente, usa muito as mãos e faz temperos, caldos e finalizações sempre ao mesmo tempo. As cebolas e alhos são pedaçudos, os legumes sempre aparecem em nacos grandes e apetitosos e o tempero é sempre extra. É um modo rústico de cozinhar, que tenho usado bastante, às vezes em função da falta de tempo e, às vezes, simplesmente porque descobri que o resultado é fantástico e ultra saboroso.
Vó e Mãe me ensinaram a gostar das panelas, aromas e elogios. E é claro que estou longe de ser um Jamie Oliver, mas não é que venho encontrando o meu próprio jeito de cozinhar?

Confesso que nem sempre dá certo, mas é uma paixão. E como toda paixão, precisa de muito envolvimento e de pouca razão para ser vivida.

Um comentário:

Bibi disse...

Amore mio! Também estou me aperfeiçoando na arte de cozinhar... tenho feito cada receitinha! Depois, precisamos trocar figurinhas...rs. E você, como anda? Deixe beijos para dona Madalena e feliz Dia das Mães para essa fofa, tá? Beijos mil para ti também.
P.S.: o Menu Confiança tem ótimas receitas também (e o bom é que já vem com a indicação da birita...rs)