terça-feira, 23 de dezembro de 2008

What a glorious feeling...

Novas paredes. As de sempre, foram devidamente limpas. Mais brancas. Três delas ganharam nova cor, estão mais vivas e me lembram que era de energia nova e alegre que essa casa precisava. Na sala, o laranja Barcelona (quer nome mais irresistível pra alguém suscetível a cinema como eu?). No quarto, verde-primavera.
As roupas acumuladas há meses foram passadas. Não que em 2009 elas não voltem a virar uma pilha, mas é bom ter tido um tempo pra pendurá-las como se deve, lisinhas, prontas para vestir. Ordem me faz bem. Ainda que de todos os trabalhos domésticos, o que me incomoda mais que tudo é o que exige ferro quente, tábua e paciência com pregas e rugas sem fim.
A cozinha sorri pra mim, agora. Uma cristaleira antiga (linda, linda, adquirida em pechincha) acomoda as louças novas e as que contam inúmeras histórias afetivas. As cadeirinhas amarelas de pé palito, abandonadas em uma loja de móveis usados e devidamente detectadas por meu olho clínico, estão comportadinhas, lindas, acomodadas em volta da mesa. Geladeira nova e sob medida pra água, o alface e o iogurte sagrados de cada dia. Uma mini-horta de pequenas vasos faz rescender o cheiro de hortelã e manjericão. E finalizando, quadrinhos belos, pequenas estantes que acomodam meus temperinhos-xodó, a galinha porta-ovos de arame que sempre quis ter e um relógio que leva a estampa de Amélie Poulain, ícone máximo, cuja doçura busco insistentemente trazer pro dia-a-dia.



Uma nova cama era mais do que necessária, né, lombar judiada? Ei-la embalando sonos diurnos pós-almoço, que começam com leitura e janelas abertas, depois de um longo banho tomado. De quebra, descobertos felizes em uma oficina de reciclagem de móveis, vieram criados mudos, baú e aparador branquinhos, branquinhos... com puxadores de gaveta com motivo de rosa, enfeitados por almofadas bordadas e em tons de paz. Dois delicados espelhos enfeitando a cabeceira e um quadro pintado pela artesã da família, estrategicamente pendurado em composição com a tevê que herdei de mamãe.
A sala ainda precisa de cortinas e tapetes novos, além de aguardar o bendito sofá da Etna, que ao que tudo indica (valha-me Santa do design doméstico!), só em 2009 vem compor com as poltronas e o pufe brancos, as almofadas vermelhas, os porta-retratos de parede que abrigam as fotos que tanto me dizem e o pôster emoldurado de Cantando na Chuva, o clássico dos clássicos pra uma amante de musicais como eu.



Uma parede foi privilegiada: ganhou mosaico de espelhos e quadrinhos em forma de mini-poltronas Luis XV emoldurando uma foto antiqüíssima (e belíssima) de família.
Precisava destes dias. De renovação, de mudança, de quietude, de silêncio com o mundo, mas de muito diálogo com o meu espaço. Para plagiar a moda, foram dias “sabáticos”. Com o note e o celular desligados, ouvindo (isso mesmo, só ouvindo) os DVDs de Amy Winehouse e Funk Como Le Gusta, enquanto fazia o que precisava ser feito, que não coincidentemente, era o que eu mais queria fazer. Amy pra lembrar que é preciso mudar e que um pouco de tristeza (no caso dela, muita, mas extremos são bons pra inspirar) é parte do impulso para a mudança e FCLG para dar energia, celebrar cada novidade que ia ficando bonita (ao menos aos meus olhos).
Agora tenho uma casinha com história, com cinema, com música, com televisão e novas cores. Era o que eu precisava: um cenário com vida e paixão, com mais de mim. Me perdoem o sumiço dos meios digitais, mas era um tempo meu. Só meu. Preparando o terreno para que no ano novo os encontros sejam mais aqui, em minha casa de verdade, com abraços apertados e conversas e brindes por todos e por nenhum motivo, muito mais do que em qualquer outro lugar cibernético. É assim que eu quero muito que seja.
Em 2009, vamos em busca de equilíbrio, saúde e paz. O foco da mudança, agora, serei eu, minha maneira de encarar a vida e a mim mesma. Claro que comecei pelo mais fácil, né? Rá!
Feliz 2009. Feliz vocês, amigos queridos, reais e virtuais, reais-virtuais. Feliz. Feliz. Feliz. É só repetir o mantra e tentar fazer o que deve ser feito, com amor. Saúde! Aguardo as visitas.

Em tempo: agradeço àqueles sem os quais eu não teria mudado tantas coisas nesse meu espaço: Vô, Tia Ia, Fer, Leo, Mama... vocês são incríveis. Always supporting me. Obrigada, obrigada, obrigada.

8 comentários:

Anônimo disse...

Demorouu para marcamos uma rodinha de violão na casa "nova" da Mamys né?!
;)
Hahaha

Um 2009 Fantástico esperaa por nós, tenho certeza disso.

Beijão

=]

Aline disse...

Agora entendo a ausência e vejo que ela é muito bem justificada! Que delícia fazer essas coisas, né? Que bom que você se deu esses presentes! A casa deve estar muito aconchegante e pronta pra receber os amigos.
Que você tenha um 2009 lindo e cheio de mais coisas gostosas!
Beijinhos.

Balcão de Bar disse...

feliz casa/vida/ano novo para você!!
muitas cervejas para nós!!
e tudo de bom para todos =)

bjo

Mara De Santi disse...

Patty, que lindinha deve estar sua casa! Ah, quero visitar assim que der, viu? Pode colocar o café no fogo e a cerveja na geladeira...rs. Beijos e tudo de ótimo procê em 2009, querida. Mais do que ninguém, você merece!

Ângela Storolli disse...

Que lindo, Paty!
Me vi em sua casa, com esta descrição. Que lugar gostoso, parece sua alma!
Seja sempre muito feliz!
Feliz 2009!
Muitos beijos e um abraço apertado, amiga!

Débora Rubin disse...

Pati!!

Vc foi uma das grandes descobertas do mundo virtual este ano. Continuarei te seguindo em 2009 :-)

Que você tenha um ano muito iluminado, rodeado de amigos queridos nesse seu cantinho charmoso!

Feliz 2009!

beijão

Tatiana Pinheiro disse...

Vim parar aqui meio que sem querer e adorei o blog!

Quando a ETNA..nem me fale! O atendimento lá é o piorrrrrrrrrrr que eu já presenciei em TODA A MINHA VIDA! O pior é que não tem como adorar aquela loja e todas aquelas coisas lindas e baratas! Argh, que raiva!

E decorar a casa é uma das coisas mais gostosas...eu vivo mudando a decoração aqui =P

;**

disse...

Parabéns Pedro, estou orgulhoso de vc!!!
Feliz 2009 de seu amigo desnaturado!!!!